Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

Exportações de café de Sumatra sobem 5 vezes em novembro

As exportações de café robusta em novembro na principal área produtora da Indonésia, Sumatra, aumentaram em cinco vezes ante o ano passado, para 29.850 toneladas, segundo dados do governo divulgados nesta segunda-feira, com produtores se desfazendo dos estoques para aproveitar os altos preços.

A Indonésia, terceiro maior produtor mundial de café, embarcou 5.948 toneladas de robusta no mesmo mês do ano passado, devido ao mau tempo.

Ainda que a colheita esteja finalizada, os estoques em armazéns de Lampung estão atualmente em cerca de 100 mil toneladas, disse Muchtar Lutfie, diretor de pesquisa da Associação de Exportadores de Café da Indonésia (AEKI). Isso seria cerca de 14 por cento do total da safra esperada em 2012.

"Eles vão liberar o café caso os preços ofertados sejam bons", disse ele, acrescentando que os preços estavam entre 18.500 rúpias e 19 mil rúpias (1,93 dólar e 1,98 dólar) por kg.

A produção de café da Indonésia deve aumentar 17 por cento, para até 700 mil toneladas este ano, com ajuda de chuvas durante a temporada de floração, de acordo com estimativa recente da AEKI, superando a projeção do início do ano.

(US$1=9593,5 rúpias)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet