Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

Para conscientizar e cobrar

Movimento "Sobrou pra Você" une empresários, entidades e trabalhadores contra aumento de impostos; Conheça

Foto: Reprodução/Facebook

Movimento
Em resposta a uma série de aumentos nos impostos, um grupo de formado por entidades, empresários e membros de diversas categorias, revolveu se mobilizar para tentar impedir o avanço nas cobranças. Por meio do movimento “Sobrou Pra Você”, eles buscam assinaturas para um manifesto que servirá de base para a abertura de diálogo junto ao Poder Público. Além, é claro, de mudanças nas tributações, a proposta busca estreitar o diálogo entre os cidadãos e seus representantes, levando para debate questões de transparência e eficiência de gestão.

Leia mais:
Após constatação de irregularidades fiscais, grupo Votorantim devolverá R$ 238 milhões ao Estado

De acordo com um dos integrantes do movimento, Gustavo Nascimento, as leis que regulamentam os valores exorbitantes pagos à funcionários do Judiciário são, no momento, um dos principais temas a serem discutidos. “O caso mais recente é o desse juiz de Sinop, que ganhou quase meio milhão em um mês. É revoltante, mas estava tudo dentro da lei. É isso que precisa mudar”. As ações devem contribuir ainda para a fiscalização de órgãos como a Câmara dos Vereadores.

O movimento surgiu há menos de um mês, quando um grupo de amigos, indignado com a situação econômica do país, decidiu cessar as reclamações no Whatsapp e dar início a algo mais concreto.  A ideia foi apresentada a algumas agências de publicidade e materializada após uma série de apresentações, com propostas que melhor transmitissem o ideal: conscientizar a população sobre o prejuízo causado pela má administração tributária.
 

Até o momento mais de 30 entidades como a BPW,CDL, Secovi OAB e  ACOMAC já aderiram à causa. Na página do movimento no Facebook, centenas já curtiram as publicações. "Você sabia que aproximadamente 6 meses de salário que você recebe são para pagar impostos? Dê um basta nessa história! Assine o manifesto e ajude na luta a favor da redução de impostos", diz uma delas.

Para os interessados, basta entrar no site e assinar o manifesto. O espaço conta ainda com banners e imagens para outdoor, que podem ser pagos por meio de doações. “A indignação é geral. Não é um movimento de empresários, mas de todas as classes. Todos nós somos prejudicados com esses aumentos.”


Ao Agro Olhar Gustavo destacou que o "Sobrou Pra Você" não possui nenhum vínculo político ou tendência partidária. "Estamos em uma etapa de construção, buscando divulgar nossa ideia, conquistar assinaturas. Apostamos nisso como uma ferramenta para representar o cidadão. Orientação partidária não é nosso norte". 

Gustavo reforça ainda que não se trata de um projeto contrário a cobrança de impostos, necessária para a manutenção de inúmeros serviços, mas sim contra a forma como os tributos vem sendo empurrados contra a sociedade, sem apresentar retornos. “Não lutamos pelo fim dos impostos, mas basta analisar rapidamente a situação do país para perceber que a administração é ineficiente.” Ele menciona ainda a experiência de países como os Estados Unidos, Chile e Noruega, onde as taxas são melhor distribuídas.

“Quem tem por hábito olhar a conta de energia ou reparar na nota fiscal? É isso que queremos despertar nas pessoas. Estimular o cidadão a questionar quando ouvir uma proposta política que não considere esse assunto. Hoje chegamos ao fundo do poço e precisamos reverter isso. Quando o político diz que vai investir na saúde e educação ele dever ser questionado sobre como vai fazer isso, de onde vai sair o dinheiro. Então essa primeira etapa consiste na conscientização”, finaliza. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet