Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

como monstros

Samba enredo da escola Imperatriz Leopoldinense gera revolta em meio ao agronegócio

Foto: Reprodução

Samba enredo da escola Imperatriz Leopoldinense gera revolta em meio ao agronegócio
O samba enredo da escola “Imperatriz Leopoldinense”, que neste Carnaval homenageia a região do Parque Nacional do Xingu e tem como tema "Xingu - O clamor que vem da Floresta", tem gerado revolta no setor do agronegócio mato-grossense e brasileiro. A música exalta o povo indígena ao mesmo tempo em que faz uma crítica ao agronegócio brasileiro, considerado hoje o único setor a segurar a economia do Brasil.

O samba enredo é de composição de Moisés Santiago, Adriano Ganso, Jorge do Finge e Aldir Senna. Nele os indígenas são exaltados como os guardiões da floresta e que o "jardim sagrado" foi descoberto pelo "caraíba" que hoje "sangra o coração do meu Brasil". A letra ressalta ainda, em tom de crítica ao agronegócio, que "o belo monstro rouba as terras dos seus filhos / devora as matas e seca os rios / tanta riqueza que a cobiça destruiu".

A composição do samba vem sendo repudiada por entidades ligadas ao agronegócio, a exemplo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). 

Leia mais:
Escola de samba do RJ canta sobre os indígenas do Xingu e critica agronegócio no carnaval 2017

De acordo com a ABCZ, ao criticar "duramente" o agronegócio a escola de samba Imperatriz Leopoldinense "mostra total despreparo e ignorância quanto à história brasileira e à realidade econômica e social do país".

Em nota assinada pelo presidente Arnaldo Manuel Machado Borges, a entidade afirma que "Antes de mais nada, é preciso esclarecer e reforçar que o país do samba é sustentado pela pecuária e pela agricultura".

A ABCZ lembra ainda que os "monstros", como o produtor rural está sendo "chamado" pela escola de samba, são responsáveis por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional. Em 2014, de acordo com último dado do PIB, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente em Mato Grosso a agropecuária representa 21% do PIB do Estado de R$ 101,2 bilhões. Sozinha a agricultura é responsável por 17,2% do volume das contas regionais.

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu afirma ainda ser “Inaceitável que a maior festa popular brasileira, que tem a admiração e o respeito da nossa classe, seja palco para um show de sensacionalismo e ataques infundados pela Escola Imperatriz Leopoldinense".

Tijuca homenageou Sorriso e seu agronegócio

Em 2016, o município de Sorriso, capital da soja no Brasil, foi homenageado pela escola de samba Unidos da Tijuca. O samba enredo foi assinado por Dudu Nobre, Zé Paulo Sierra, Claudio Mattos e Gustavo Clarão.

O nome da cidade aparecia somente no penúltimo parágrafo do samba "O meu negócio é isso, seu moço / Sorriso’ no rosto / Por esse meu mundão rural / Semeia... a minha raiz / Clareia... um belo matiz / O dia vai raiar e o povo há de cantar feliz". Contudo, sem deixar de mostrar o poder e potencial do agronegócio, bem como a transformação econômica que proporcionou.

Confira a nota de repudio enviada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ):

“A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) repudia, com indignação e veemência o samba-enredo e as demais peças publicitárias divulgados pela escola Imperatriz Leopoldinense para o Desfile de Carnaval de 2017. Ao criticar duramente o agronegócio, o grupo mostra total despreparo e ignorância quanto à história brasileira e à realidade econômica e social do país.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer e reforçar que o país do samba é sustentado pela pecuária e pela agricultura. Chamados de “monstros” pela escola, nós, produtores rurais, respondemos por 20% do PIB Nacional e, historicamente, salvamos o Brasil em termos de geração de renda e empregos. Com o tempo e com o nosso talento de produzir cada vez mais – e de forma sustentável - trouxemos para nossa nação o título de campeã mundial de produção de grãos e de proteína animal.

Inaceitável que a maior festa popular brasileira, que tem a admiração e o respeito da nossa classe, seja palco para um show de sensacionalismo e ataques infundados pela Escola Imperatriz Leopoldinense. O setor produtivo e a sociedade não podem ficar calados diante a essa injustiça. É preciso que o Brasil e os brasileiros não só enxerguem e reconheçam a importância do nosso setor, como se orgulhem dessa nossa vocação de alimentar o mundo.

Com a responsabilidade que lhe cabe, a ABCZ vem a público reforçar o compromisso de seus 21 mil associados de produzir cada vez mais carne e leite com práticas sustentáveis e seguras. E, assim, enaltecemos, também, o nosso empenho em zelar pela preservação do meio ambiente.

Arnaldo Manuel Machado Borges

Presidente da ABCZ”


Confira o samba enredo escola Imperatriz Leopoldinense - “Xingu – O clamor que vem da floresta”:

Brilhou… a coroa na luz do luar!
Nos troncos a eternidade… a reza e a magia do pajé!
Na aldeia com flautas e maracás
kuarup é festa, louvor em rituais
na floresta… harmonia, a vida a brotar
sinfonia de cores e cantos no ar
o paraíso fez aqui o seu lugar
jardim sagrado o caraíba descobriu
sangra o coração do meu brasil
o belo monstro rouba as terras dos seus filhos
devora as matas e seca os rios
tanta riqueza que a cobiça destruiu
Sou o filho esquecido do mundo
minha cor é vermelha de dor
o meu canto é bravo e forte
mas é hino de paz e amor

Sou guerreiro imortal derradeiro
deste chão o senhor verdadeiro
semente eu sou a primeira
da pura alma brasileira

Jamais se curvar, lutar e aprender
escuta menino, Raoni ensinou
liberdade é o nosso destino
memória sagrada, razão de viver
andar onde ninguém andou
chegar aonde ninguém chegou

lembrar a coragem e o amor dos irmãos
e outros heróis guardiões
aventuras de fé e paixão
o sonho de integrar uma nação
kararaô… kararaô… o índio luta pela sua terra
da imperatriz vem o seu grito de guerra!

Salve o verde do xingu… a esperança
a semente do amanhã… herança
o clamor da natureza
a nossa voz vai ecoar… preservar!




Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet