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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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Rio paraguai-paraná

Governo de Mato Grosso busca efetivação das exportações via hidrovias na América do Sul

Foto: Assessoria

Governo de Mato Grosso busca efetivação das exportações via hidrovias na América do Sul
O escoamento da produção mato-grossense via rotas hidroviárias para países da América do Sul é buscado pelo Governo de Mato Grosso visando relações comerciais para reativação do porto de Cáceres e a construção da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Cáceres. A principal rota de escoamento de Mato Grosso para países como Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai é por meio do rio Paraguai-Paraná.

Entre os dias 03 e 05 de novembro o vice-governador Carlos Fávaro, representantes do Governo de Mato Grosso da Associação Pró-Hidrovia Paraguai - Paraná (APH) estiveram na Argentina.

A visita na Argentina teve como objetivo conhecer os portos, bem como empresas da América do Sul interessadas em estreitar relações comerciais com Mato Grosso por meio de uma rota hidroviária.

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A expectativa do Governo de Mato Grosso com o escoamento via hidrovia é facilitar a exportação de grãos, produtos têxteis, produtos de base florestal, entre outros.

Conforme o vice-governador Carlos Fávaro, incentivar o uso das hidrovias em Mato Grosso é fundamental, uma vez que é uma alternativa econômica e menos poluente que o modelo rodoviário.

“É um transporte que o mundo todo utiliza. Uma dádiva divina que Mato Grosso tem, um rio navegável, uma oportunidade que não devemos abrir mão, além de ser economicamente mais viável, mais eficiente e que gera menos emissão de CO² e, certamente, contribui para a sustentabilidade", salienta Fávaro.

O vice-governador revela que o Governo do Estado deverá tomar medidas que incentivem a navegação pelo rio Paraguai-Paraná. A intenção é ganhar competitividade e integração da América do Sul com a Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. "Já estamos conversando com os secretários de Desenvolvimento Econômico e de Fazenda visando medidas no intuito de apoiar a navegação em Mato Grosso".

A viagem foi acompanhada pelo presidente da Associação Pró-Hidrovia Paraguai - Paraná (APH), Vanderlei Reck Júnior. Segundo ele, uma embarcação tem capacidade equivalente a 200 caminhões carregados. “Seriam 200 motores a menos poluindo, quantas vidas também seriam salvas nas estradas?”

O vice-governador Carlos Fávaro pontua que a agenda na Argentina complementa a Caravana da Integração, realizada por membros do Governo, com a participação de entidades de classe, em abril deste ano.

ZPE e Porto de Cáceres

Ainda de acordo com Fávaro, a contratação de uma empresa para a construção das edificações da ZPE de Cáceres é um avanço, significando a sua retirada do papel.

A obra, como comentado pelo Agro Olhar, será feita por meio de um termo de cooperação entre as Secretarias de Estado das Cidades (Secid-MT) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). A zona aduaneira é aguardada em Mato Grosso por quase 30 anos em Mato Grosso e tem as obras iniciais orçadas em aproximadamente R$ 17 milhões.

Ainda segundo o vice-governador, o início das atividades no Porto de Cáceres trará desenvolvimento para municípios da região Sudoeste (Cáceres, Mirassol D’Oeste, Glória D’Oeste, Araputanga, Pontes e Lacerda e Comodoro, entre outros) e Oeste (Tangará da Serra, Campo Novo, Sapezal, e Campos de Júlio, entre outros).
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