Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Rumo ao exterior

Blairo Maggi acompanha Temer em viagem presidencial para reunião do Brics e no Japão

Foto: Beto Barata/Presidência da República

Blairo Maggi acompanha Temer em viagem presidencial para reunião do Brics e no Japão
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, é um dos ministros que integra a comitiva do presidente Michel Temer na 8ª reunião de Cúpula do Brics. A viagem teve início na sexta-feira, 14 de outubro, e a agenda presidencial prevê negociações de acordos regionais e bilaterais na área agrícola.

O Brics é formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A viagem deve encerrar no dia 20. Estão previstos encontros do Bloco Econômico neste final de semana em Goa, na Índia e durante a semana o presidente Michel Temer visitará o Japão.

Leia mais:
Missão de Blairo na Ásia pode ter rendido US$ 2 bi, mas Mato Grosso "perde" fábrica indiana

Durante a passagem por Goa, na Índia, o Brasil e demais países que compõe o Brics irão assinar acordos de pesquisa agrícola e cooperação ambiental e alfandegária. Na ocasião o ministro Blairo Maggi, segundo informações do Ministério da Agricultura, deverá assinar três memorandos de entendimento, dentre eles um entre o Brics que prevê a criação de uma plataforma de pesquisa agropecuária.

Os demais memorandos a serem assinados são apenas com a Índia, sendo um voltado para a cooperação na área de pesquisa agropecuária e outro sobre a produção de gado de leite a partir de raças indianas.

Desdobramento de setembro

Essa é a segunda vez que Blairo Maggi retorna para a Índia em questão de um mês. Entre os dias 21 e 23 de setembro, o ministro brasileiro esteve na Índia durante a reunião de Ministro da Agricultura do Brics. Tais documentos a serem assinados agora são um desdobramento dos memorando de entendimento elaborados durante a passagem em setembro.

Entre os investimentos que virão para o Brasil e negociados durante a viagem anterior à Índia está construção de uma fábrica de agroquímicos da empresa indiana UPL, cujo valor previsto a ser injetado é de R$ 1 bilhão na construção.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet