Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Rússia

Frigoríficos brasileiros serão visitados por Missão da União Econômica Euroasiática em novembro

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Frigoríficos brasileiros serão visitados por Missão da União Econômica Euroasiática em novembro
O serviço sanitário da Rússia, o Rosselkhoznadzor, enviará ao Brasil uma equipe técnica para inspecionar plantas frigoríficas de carnes bovina, suína e de aves, além da indústria de produtos lácteos. A missão de técnicos será entre os dias 21 de novembro e 2 de dezembro. Os produtos a serem inspecionados pelos russos serão comercializados a todo território dos países integrantes da União Econômica Euroasiática (UEEA).

A inspeção havia sido anunciada recentemente pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, após reunião com o vice-chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Yevgeny Nepoklonov, em Moscou. Logo após o encontro a Rússia enviou documento ao Brasil informando a data da inspeção.

Leia mais:
Russos devem vir ao Brasil inspecionar frigoríficos em dezembro, revela Novacki

A vinda do serviço sanitário russo ao Brasil faz parte das negociações concluídas pelo secretário-executivo durante missão brasileira à Rússia nesta semana.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ainda não revelou quais estados terão suas indústrias processadoras de carne inspecionadas. Somente Mato Grosso, até setembro, embarcou para a Rússia o equivalente a US$ 51,35 milhões em carne bovina. Em termos de volume foram 22,42 mil toneladas equivalente carcaça (TEC).

O Ministério da Agricultura revela que o documento enviado pela Rússia, quanto a missão daquele país, informa a possibilidade da vinda de técnicos de outros países que compõe a União Eurasiática para a inspeção, como determina a legislação do bloco econômico formado pela Bielorússia, Armênia, Cazaquistão e Quisguistão, além da Rússia.

"A missão foi um sucesso e tenho certeza de que vamos ampliar ainda mais o nosso comércio com a Rússia", afirma Novacki. O secretário-executivo do Ministério brasileiro destaca ainda que a missão foi de suma importância para o diálogo entre os dois países e o fortalecimento do comércio bilateral.

O secretário-executivo do Mapa viajou no último dia 30 para uma missão de 15 dias em quatro países: Itália, Japão, Rússia e Armênia, onde se encontra atualmente. Novacki retorna ao Brasil neste final de semana e assume o cargo de ministro interino do ministro Blairo Maggi nesta semana que acompanha o presidente Michel Temer em viagem presidencial para a Índia e o Japão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet