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Sexta-feira, 19 de abril de 2024

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CHAMOU A ATENÇÃO

Canadenses podem investir no turismo e mineração de Mato Grosso

Foto: Chico Valdiner/GCom-MT

Canadenses podem investir no turismo e mineração de Mato Grosso
s relações bilaterais entre Mato Grosso e Canadá podem trazer resultados para o potencial turístico do Estado e para a área de mineração. Os canadenses possuem a intenção de realizar uma espécie de "road show" para apresentar as potencialidades de Mato Grosso para operadores de viagens, trade turístico e investidores.

O potencial turístico e mineral de Mato Grosso despertou o interesse dos canadenses durante a 2ª edição do MT World Show, evento técnico organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e MT Fomento. A primeira edição teve como foco a China. A intenção do MT World Show é ampliar relações comerciais e fortalecer o comércio bilateral com diversos países.

O encontro com os canadenses ocorreu na tarde de terça-feira, 11 de outubro, em Cuiabá. A apresentação do turismo e do setor de mineração mato-grossenses foram apresentados pela Sedec e MT Fomento para integrantes da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.

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De acordo com o secretário-adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro, é possível fazer do turismo de Mato Grosso um pilar para o desenvolvimento econômico.

No encontro com os representantes da Câmara de Comércio Brasil-Canadá foram apresentados pelo coordenador de Pesquisa e Planejamento de Turismo, Diego Augusto, um panorama do turismo do Estado com dados técnicos coletados por meio de pesquisas e análises.
Ainda no encontro, a aviação regional foi destaca, bem como as linhas de crédito voltadas para o setor do turismo. Um dos destaques foi o programa "Voe MT", que dá incentivos fiscais para companhias aéreas que queiram operar no Estado. Nigro citou como exemplo a empresa Azul Linhas Áreas que vem investindo em Mato Grosso e hoje o Esatdo figura como o terceiro maior HUB regional da companhia no Brasil. Atualmente, a Companhia Aérea conta com aproximadamente 30 decolagens diárias, hoje, que parte de outras cidades mato-grossenses: Cuiabá, Alta Floresta, Sinop, Rondonópolis e Sorriso. Em novembro a Azul inicia as operações em Barra do Garças.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Câmara, Paulo de Castro Reis, as belezas de Mato Grosso são "de tirar o fôlego, mas ainda são muito pouco conhecidas do público de fora".

Há mais de quatro décadas a Câmara de Comércio Brasil-Canadá tem como uma das principais missões viabilizar investimentos e parcerias entre os dois países, fazendo uma consultoria de negócios completa.

Segundo Paulo Reis, na lista dos locais mais visitados pelos canadenses o Brasil não consta. “Isso é resultado da pouca divulgação que o país faz. O turista canadense é aventureiro. Eles buscam viver experiências, águas e clima quentes, pé na areia, contato com a natureza e também esportes de aventura e querem destinos que não precisem gastar muito. O Brasil e, sobretudo Mato Grosso, podem proporcionar tudo isso e muito mais, porém deve existir mais divulgação, mostrar ao Canadá o que eles podem vivenciar aqui”.

O diretor da Câmara de Comércio Brasil-Canadá revelou ainda que “Uma das ideias é realizamos uma espécie de road show para apresentar as potencialidades de Mato Grosso aos operadores de viagens, ao trade turístico e aos investidores”. Ele sugeriu ainda que sejam planejadas ações para aproximar o Estado e o Canadá tanto do ponto de vista do turismo de passageiros, quanto de produtos.
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