Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE

Mato Grosso reduz desmate em 31% nos últimos 12 meses, informam satélites do Inpe

Foto: Agência Brasil

Ministra anunciando redução no desmate

Ministra anunciando redução no desmate

O Estado de Mato Grosso reduziu o desmatamento em 31% entre os meses de agosto de 2011 e julho de 2012, revelam os dados divulgados nesta terça-feira, pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Foram descobertos 777 quilômetros quadrados, antes os 1.120 km² do período anterior.

A redução da área foi registrada por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em toda a Amazônia Legal – composta por nove estados - a expansão da área desmatada caiu de 6,4 mil km² para 4,6 mil km² no período analisado.

“É a menor taxa de desmatamento da história. Tem o grande marco que é jogar o desmatamento abaixo dos 5 mil quilômetros quadrados”, comemorou a ministra.

A redução no desmatamento é ainda maior na comparação do dado atual com o de 2004, quando foi iniciado o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm). Nos últimos oito anos, a queda - em toda a Amazônia Legal - foi de 83%.

O desmatamento aumentou apenas em três estados. Em Tocantins cresceu 33%, chegando a 53 km². No Amazonas 29%, com 646 km² desflorestados e, no Acre, avançou 10%, atingindo 308 quilômetros quadrados.

Conforme o Inpe, o Estado do Pará, apesar de reduzir o desbaste em 44%, continua sendo o campeão do desmatamento ilegal chegando a quase 1,7 mil quilômetros quadrados. O segundo da lista é Mato Grosso, seguido de Rondônia - 761 km² - e Amazonas - 646 km².

Fiscalização

A constante fiscalização de agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) na região Norte de Mato Grosso pode ter contribuído para a queda dos números. O instituto está desenvolvendo seguidas operações na região, com apreensão de tratores de esteiras, caminhões e madeiras retiradas ilegalmente das florestas.

Há alguns dias, cerca de 15 pessoas foram presas em flagrante em União do Sul, retirando madeira na calada da noite. Alguns dos detidos foram encaminhados ao presídio Ferrugem, em Sinop, e outros ouvidos e liberados.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet