Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Produção de seringueira é tema de Dia Técnico em Pium-TO

Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário reunirá, nesta quarta-feira, dia 28, em Pium, região Central do Estado, produtores rurais interessados no cultivo da heveicultura durante Dia Técnico sobre produção da Seringueira. Serão realizadas quatro estações, com palestras focadas na história, método de implantação, controle de pragas, colheita, dentre outras. O evento acontece a partir das 8h30, na Fazenda Canastra.

A primeira estação com o tema “Histórico da área e método de implantação” acontecerá das 9 às 9h45; a segunda estação, das 10 às 10h15, focará “Manejo de sangria, controle de pragas e doenças; colheita e processamento”. Em seguida, das 11 às 11h45, acontecerá a palestra “Programa Polo de Produção de Seringueira do Estado”.

O engenheiro agrônomo da Diretoria de Agroenergia da Seagro, Carlos Gomes Paixão Filho, explica que o evento é voltado para cerca de 40 produtores dos assentamentos rurais Manchete e Piracema, do município de Marianópolis, onde no mês de setembro, foram realizadas palestras sobre o cultivo de seringueira. “Fizemos a apresentação do polo naquele município e os produtores se mostraram interessados no cultivo. Agora, vamos dar o segundo passo. Iremos levá-los a uma propriedade onde há o cultivo para que eles façam este contato com a cultura”, explicou, acrescentando que a partir deste conhecimento prático de plantio, espera-se que os produtores iniciem o projeto de seringueira em suas propriedades.

Na propriedade de João Trindade estão plantadas mais de dez mil árvores prontas para a sangria. O fazendeiro trabalha com heveicultura há, aproximadamente, 25 anos.

Projeção

A expectativa do Governo Estadual é que o cultivo de seringueira aumente nos próximos seis anos em torno de 300%. Atualmente, o Estado possui uma área plantada de 2.554 hectares e a expectativa para 2017 é chegar aos 7.500 hectares plantados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet