Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Frango abatido obtém melhor valorização em novembro

Apresentando comportamento bem mais ativo do que o observado nos dois meses anteriores, em novembro corrente o mercado deve permitir ao frango abatido alcançar o maior valor nominal dos 11 primeiros meses de 2012.

Neste mês e até a semana passada, por exemplo, o produto voltou a registrar comportamento similar ao que foi visto na primeira metade de agosto, isto é, acompanhou a evolução de preços do frango vivo, fato que não havia se repetido em setembro e outubro.

Não só isso, porém: o recorde de preço anterior, alcançado em meados de agosto (e que, supunha-se então, representaria o limite repassável através do atacado) foi superado e só agora, no final de novembro, é que dá sinais de estabilização, comportamento natural em se tratando de um final de mês.

Porém, se essa estabilização se confirmar ou, mesmo, se houver recuo de preços nestes próximos dias, a situação deve ser passageira, pois já no sábado entramos no mês das Festas. O que cabe perguntar, então, é se existe algum risco de repetir-se agora o ocorrido no final de 2011, ocasião os melhores preços do ano foram obtidos exatamente em novembro (pois em dezembro o mercado registrou forte retrocesso, que se estendeu por boa parte do então Ano Novo)?

A resposta, aparentemente, é não. Pois, ao agravarem-se nos últimos meses, as dificuldades enfrentadas no ano parecem ter tolhido todas as probabilidades de expansão ou mesmo de manutenção da produção registrada no final de 2011. Assim, tudo indica que o volume que estará sendo ofertado neste final de 2012 é, senão igual, muito próximo daquele registrado há dois anos, no Natal de 2010. E isso leva a crer que os preços recordes de novembro podem ser rapidamente superados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet