Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

VALE DO ARAGUAIA

Mais de 50% dos produtores irão aumentar área de soja usando pastagens degradadas

26 Nov 2012 - 15:03

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Mais de 50% dos produtores irão aumentar área de soja usando pastagens degradadas
O Vale do Araguaia, Leste de Mato Grosso, é a região que mais vai aumentar a área plantada de soja em todo o Estado, de acordo com levantamento feito pela Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja).

Dos agricultores entrevistados na região durante o Circuito Tecnológico, realizado no mês de outubro, 56,6% irão aumentar as áreas de plantio da oleaginosa.

Segundo o gerente institucional da Aprosoja, Nery Ribas, esse aumento não representa a abertura de novas áreas para a agricultura, mas a migração de áreas de pastagens degradadas. “É importante dizer que não estamos falando de criação de novas áreas, mas de incorporação de áreas da pecuária para a agricultura”, frisou Ribas.

Ele acrescenta que, além de pastos degradados, áreas onde se plantava algodão também estão dando espaço para mais soja. Isto porque a soja está dando mais lucro que o algodão, por causa dos preços internacionais das duas commodities.

Depois da região Leste, a Sul é que teria maior incorporação de novas áreas, com 33,7% das fazendas aumentando suas lavouras de soja. Em seguida, a Oeste, com 23,1% e, por último, a região Norte, com 20%.

O Norte já representa a maior área de soja do Estado, com 39% de todas as lavouras, enquanto a Leste ainda tem potencial de crescimento e representa a menor área com plantio da oleaginosa, apenas 15%.

O Circuito Tecnológico percorreu propriedades em todo o Estado que somam 9% de todas as lavouras de soja de Mato Grosso. Essa amostragem, segundo a entidade, é suficiente para prever o comportamento dos produtores de maneira geral.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet