Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Economia

Brasil entrou em ciclo de baixo crescimento, diz ex-ministro da Fazenda

O ex-ministro da Fazenda e sócio da consultoria Tendências, Maílson da Nóbrega, falou nesta segunda-feira que a economia nacional entrou em um baixo ciclo de crescimento, ao participar de evento realizado pelo grupo Cosan, o Cosan Day.

Apesar disso, segundo ele, a boa notícia é que o país construiu ferramentas sólidas que não permitirão que o país entre em crise, como ocorre na Argentina, Venezuela e Bolívia, por exemplo.

Maílson lembrou que o país entrou em um ritmo de baixa produtividade. "Isso derruba a eficiência da economia", afirmou. "Produtividade é considerada função chave para o crescimento", disse.

Para o ex-ministro, a economia global deverá crescer muito pouco nos próximos anos, sobretudo na Europa.

Embora tenha criticado o atual andamento da política econômica do país, Maílson afirmou não ver risco de crise no Brasil. Segundo ele, o cenário de juros baixos e um Banco Central mais tolerante à inflação são fatores positivos. Para o economista, no entanto, há uma política mais protecionista por parte do governo, que ele acompanha com cautela. "Esse tipo de política gera incertezas, se houver intervenção", disse.

Como exemplo, ele lembrou o caso da Eletrobrás, que nos últimos dias perdeu valor de mercado em função da proposta de renovação das concessões do setor elétrico.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet