Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Geral

Senar-MT encerra Academia de Liderança 2012

Os temas "Comunicação Relacional e Institucional", "Liderança Situacional" e "Mídia Training", encerraram o Programa Especial Academia de Liderança de 2012 - programa promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), de Minas Gerais.

O vice-presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Elso Pozzobon, participou pelo segundo ano do programa que prevê três anos de treinamento. Nesse último módulo, Pozzobon debateu o tema "Liderança Situacional", que teve como facilitadora a professora Marilene Carvalho. Para ele, o Academia de Liderança é uma oportunidade única de capacitação principalmente para quem mora no interior e tem poucas oportunidades de treinamentos. "Aprender é eterno", afirmou.

"Quem está a frente de um sindicato ou de uma associação precisa buscar por aperfeiçoamento sempre, pois temos que saber nos comunicar, transmitir a mensagem de forma clara e objetiva", revelou.

O presidente do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento, Benedito Francisco de Almeida, é participante do segundo ano da Academia de Liderança e também avalia de foram positiva o programa. "Depois desse programa passei a perceber o quanto era autoritário. Aprendi a ouvir mais as pessoas, a demandar tarefas e a cobrar resultados", citou.

Segundo Almeida, essa nova forma do líder agir pode contribuir para agregar mais o grupo. "Quem não gosta de ser ouvido? De contribuir?", questionou.

Para o presidente do Conselho Administrativo do Senar-MT, Rui Prado, a missão do Senar é possibilitar a contínua qualificação e formação do produtor rural, além melhorar sua qualidade de vida e integração com a sociedade e o programa atende esses objetivos. "Reunimos líderes de várias instituições, federações e associações para discutir temas que envolvem suas atividades diárias. No curso eles aprendem com os melhores nomes do ramo e com estes conhecimentos adquiridos estamos contribuindo para a formação de novos líderes e para atuar nas entidades de classe do agronegócio de Mato Grosso", destacou Prado.

Este foi o quarto módulo do curso em 2012, que começou no mês de agosto, com objetivo de qualificar gestores e líderes capazes de multiplicar conhecimentos e de mobilizar a classe produtiva em prol do desenvolvimento do setor. Para concluir o treinamento, cada participante deve passar por 12 módulos ou três anos.

Além de membros dos sindicatos rurais, participam do Academia de Liderança colaboradores do Senar-MT, da Famato, do Imea, e representantes da Fetagri-MT (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso). Interessados em participar da capacitação em 2013 devem procurar o sindicato de seus municípios.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet