Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Plantio do arroz em reta final do RS

O plantio da safra de arroz 2012/2013 está encerrado em quatro municípios do Rio Grande do Sul: Arroio Grande, Bagé, Jaguarão e Rio Grande. De acordo com o levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) os produtores gaúchos já semearam 93,3 % dos 1.061,907 hectares previstos.

Para o presidente do Irga, Claudio Pereira, o plantio evolui no mesmo ritmo que o ano passado e a previsão é que até o final do mês os trabalhos estejam encerrados. “É possível que em algumas regiões enfrentem dificuldade de germinação, por causa da falta de chuva e isto pode afetar um pouco a produtividade nestas áreas”, alerta o presidente.

A região mais adiantada é a Zona Sul, com 99,1% da área semeada, a região vai dedicar ao plantio de arroz uma área de 168.865 mil hectares. Dos cinco municípios que compõe a região, três já cobriram 100% da área: Arroio Grande, Jaguarão e Rio Grande. As cidades de Pelotas e Santa Vitória do Palmar restam somente 2% do total para finalizar o plantio.

A Fronteira Oeste, maior produtora de arroz, com 317.228 mil hectares destinados a cultura do grão, finalizou 97%. Das cidades que fazem parte da região, Uruguaiana é a que planta a maior extensão no Estado, são 102 mil hectares de arroz nesta safra e já semeou 99%. A Planície Costeira Externa, 93%, a região da Campanha, 90%, e engloba o município de Bagé com o plantio 100% finalizado. Na Planície Costeira Interna, 88,4%, e a Depressão Central, 87%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet