Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Geral

Produtores rurais questionam portaria do Ibama limitando aplicação aérea de defensivos

A Câmara Setorial da Soja decidiu ontem, dia 21, por unanimidade, pedir ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, a suspensão de uma portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que limita a aplicação aérea de quatro defensivos nas lavouras do país.

O setor teme que a restrição ao uso dos produtos, muito usados no plantio do grão, comprometa a produção agrícola. A carência de algumas substâncias pode resultar no ataque de percevejos nas lavouras.

O governo decidiu flexibilizar a portaria devido às reclamações dos produtores de soja e liberar as aplicações de defensivos até o dia 1º de janeiro.

“Eu posso ter um ataque de pragas muito grande no qual eu tenha que fazer uma aplicação em fevereiro, por exemplo, e aí, como eu vou fazer se você tiver um período muito chuvoso e eu não conseguir entrar com o trator? Em um mil hectares eu posso perder 10 sacas, e aí estamos falando de 10 mil sacas de soja e meio milhão de reais”, explica o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-Brasil), Glauber Silveira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet