Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

COMÉRCIO EXTERIOR

Exportação de carne bovina in natura de Mato Grosso cresce 31.5% e alavanca preços

Foto: Elaboração Imea

Gráfico mostra evolução nas vendas feitas aos principais compradores da carne mato-grossense

Gráfico mostra evolução nas vendas feitas aos principais compradores da carne mato-grossense

As exportações de carne bovina in natura – equivalente carcaça – de Mato Grosso aumentaram 31.56% em outubro deste ano, em relação ao mês anterior. Conforme a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior (Mdic), o Estado embarcou 28.4 mil toneladas no período.


O principal comprador foi Oriente Médio, com 8.859 toneladas, cujo país que capitaneou as compras fora o Irã, com 7.3 mil ton/equivalente carcaça. O país islâmico é o principal parceiro comercial do setor pecuário mato-grossense e no último mês aumentou as compras em 41.33%.

Em seguida está a Venezuela, que voltou a comprar grandes volumes de carne mato-grossense e atingiu 5 mil toneladas (crescimento de 211% no mês). A China adquiriu 2.680 ton e, a União Europeia, 1.922 ton. Outros países com volumes menores somaram 9.8 mil ton/equivalente carcaça.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), este salto nas vendas ao exterior fez com que o preço da arroba do boi no mercado interno voltasse a subir, atingindo média de R$ 87,31 – o pico no ano, como de costume, no ápice da entressafra.

“Com isso, diferentemente do que se observou no ano passado, a variação deste indicador com o observado em maio, no pico da safra, foi de 4,61%, ou seja, R$ 3,85 por arroba”, pontua o boletim da bovinocultura, elaborado pelo Imea.

Este salto da demanda fez com que o preço da arroba em Mato Grosso voltasse a ter a esperada entressafra, além de demonstrar o quanto o comércio internacional é importante para os abates locais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet