Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

ÁGUAS IRREGULARES

Soja em Mato Grosso ainda é castigada pela falta de chuva; quebra pode chegar a 20%

Foto: Guilherme Paludo/Facebook Aprosoja-MT

Soja em Mato Grosso ainda é castigada pela falta de chuva; quebra pode chegar a 20%
As lavouras de soja em Mato Grosso ainda são castigadas pela falta de chuva, mais precisamente na região do Vale do Araguaia. A estimativa do setor produtivo é que as perdas do grão nesta safra 2015/2016 cheguem próximo de 20% da produção esperada. O plantio da oleaginosa no estado segue até o dia 15 de janeiro em áreas afetadas pela estiagem. Segundo relatos de produtores, em algumas áreas, onde a colheita começou, constatou-se entre 8 e 10 sacas por hectare.

Em algumas regiões, como Médio-Norte e Centro-Sul, as chuvas começaram a regularizar-se a partir do dia 24 de dezembro. Contudo, segundo o setor produtivo, nas “lavouras perdidas não há volta”.

As primeiras projeções, feitas ao final de dezembro, apontavam quebra de um milhão de toneladas de soja, de 29 milhões de toneladas para 28 milhões de toneladas. “Vamos rever estes números, pois em conversas com outros produtores ao que tudo indica é que a quebra chegue em torno de 20%. Ainda temos regiões, como a do Araguaia, com falta de chuva”, afirma o produtor em Sorriso e presidente do Sindicato Rural do município, Laércio Lenz.

Leia mais:
Dólar e variação de preços impulsionaram pedidos de recuperação judicial no campo

O produtor de Sorriso comenta, ainda, que algumas áreas com irrigação de pivô já iniciaram a colheita, contudo a produtividade verificada é de aproximadamente 50 sacas por hectare, quando deveria estar na casa das 70 sacas por hectare.

Produtor em Nova Xavantina, região do Vale do Araguaia, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Endrigo Dalcin, comenta que há relatos de produtores que colheram entre 8 e 10 sacas por hectare.

“De fato vamos rever os números de produção. Acredito que as perdas ultrapassem um milhão de toneladas”, frisa Endrigo Dalcin, que revela ter encerrado o replantio em sua lavoura neste final de semana.

Questionado sobre o setor procurar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para auxilio aos produtores mais prejudicados, o presidente da Aprosoja-MT revela que a entidade já entrou em contato com o secretário de Políticas Agrícolas do Ministério, André Nassar. “Conversamos com o Ministério e convidamos o secretário para vir a Mato Grosso e verificar a situação para ver no que podem nos ajudar, pois ainda temos lavouras com chuva em um talhão e em outro não”.

Chuva durante a semana

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre os dias 04 e 08 de janeiro a previsão é de tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovadas isoladas. A máxima deve chegar a 37ºC.

Em Cuiabá os termômetros devem variar entre 28ºC e 32ºC, com possibilidade de pancadas de chuva durante toda a semana. Em Sorriso a máxima pode chegar a 26ºC na sexta-feira, 08 de janeiro, e pode chover a semana toda.

Para Nova Xavantina, conforme o Inmet, a previsão é de tempo encoberto com chuvisco a pancadas de chuva. A máxima deve variar entre 26ºC e 33ºC. Também pode chover nesta semana em Ipiranga do Norte.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet