Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cooperativismo

articulação

Secretaria intensifica diálogo e fomenta cadeia leiteira em Pontal do Araguaia

Secretaria intensifica diálogo e fomenta cadeia leiteira em Pontal do Araguaia
Representantes da  Secretaria de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária (Seaf) e de Pontal do Araguaia discutiram soluções para os problemas ambientais e fundiários dos dois laticínios da região. Juntos, os laticínios produzem 25 mil litros de leite por dia que atendem a cadeia local, de acordo com informações do Governo do Estado.

Leia Mais:
Governo federal prorroga por um ano prazo para fazer o Cadastro Ambiental Rural

Segundo o Coordenador do Programa Mato-grossense de Desenvolvimento da Cadeia do Leite, Carlos Dorileo, o objetivo é articular junto ao município, empresários do setor e vereadores para evitar a reintegração da posse da área em que se encontram os laticínios. Já há em tramitação na Câmara de Vereadores projeto que regulariza a situação fundiária.

“Sem esses laticínios esta produção de leite irá sucumbir. O preço pago ao produtor vai diminuir, pois haverá a necessidade de se levar o produto mais longe, pagando frete, para poder comercializar”, explica.

Para fortalecer a agricultura familiar do município, serão entregues dois resfriadores de leite pela Seaf ainda este ano por meio de convênio. O investimento do governo estadual é de R$ 24 mil reais e cada resfriador comporta mil litros.

O Programa de Desenvolvimento da Cadeia do Leite tem como pilares o aumento da produção de Leite no Estado, aumento da produtividade do rebanho por melhoramento genético e manejo adequado, além do controle da qualidade do leite.

Estiveram presentes a prefeita de Pontal do Araguaia, Divina Oda; secretário municipal de agricultura de Pontal do Araguaia, Ademilton Castro dos Santos; o prefeito de Ribeirãozinho e presidente do Consórcio Pontal do Araguaia, Aparecido Marques Moreira. O consórcio reúne os municípios de Araguaiana, Barra do Garças, General Carneiro, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet