Olhar Agro & Negócios

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

atenção

Inventário Florestal Nacional é apresentado por órgão do Ministério do Meio Ambiente em Cuiabá

Foto: Reprodução/Ilustração

Inventário Florestal Nacional é apresentado por órgão do Ministério do Meio Ambiente em Cuiabá
As informações sobre a Inventário Florestal Nacional (IFN) serão apresentadas nesta quinta-feira (17) pelo Serviço Florestal Brasileiro, na Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). A apresentação é feita pelo órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.


Leia mais: Estados precisam adequar-se para operar o novo código florestal
Novo sistema impulsiona mercado e adequação ao Novo Código Florestal


O inventário traz todas as informações sobre os recursos florestais, naturais e plantados. Ele serve como um instrumento previsto no Código Florestal e abrange todo país. O registro dá suporte para a formulação de políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação.

Os estoques de biomassa e carbono, a biodiversidade, a saúde e a vitalidade das florestas, o manejo florestal e a importância social que as florestas desempenham nos dias de hoje, são os temas abordados no inventário.

Segundo o gerente-executivo de Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro, Daniel Piotto, a palestra dará ao público presente um panorama do que é o inventário, que já vem sendo realizado em diversos estados, além de abordar o que está planejado para o Mato Grosso.

“Voltado à geração de informações sobre as florestas brasileiras, o Inventário Florestal Nacional trará pela primeira vez dados sistematizados de todo o país sobre a extensão dos recursos florestais, a diversidade de espécies, o estado fitossanitário das florestas e a quantidade de biomassa”, explicou Piotto.

Os dados são obtidos por meio da coleta em campo, em pontos pré-definidos, chamados de pontos amostrais, distantes 20 quilômetros uns dos outros. Em Mato Grosso, o planejamento envolve a coleta em mais de 1.200 desses pontos.

O Serviço Florestal conta com recursos do Fundo Amazônia para realizar o Inventário na porção noroeste do estado, onde predomina o bioma amazônico. A região integra o arco do desmatamento, que terá prioridade no que diz respeito à realização do inventário na Amazônia Legal.

Já para as áreas com Cerrado, serão utilizados recursos do Programa de Investimento Florestal que apoia atividades sustentáveis em países em desenvolvimento.

O inventário já foi concluído no estado de Santa Catarina e está na fase de análise de dados no Distrito Federal. Os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Ceará e Rio Grande do Norte estão em diferentes fases de execução e planejamento dessa iniciativa. Em Mato Grosso, técnicos da Sema estudam a possibilidade de realizar o IFN no estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet