Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

SEMEIO

Plantio de soja em Mato Grosso está 8% atrasado em relação à safra anterior

Ao todo, os agricultores de Mato Grosso vão cultivar 8.277 milhões de hectares, aumento de 10% de área em relação à safra anterior.

Foto: Agro Olhar - Alexandre Alves

Tratores cobriram apenas 9% da área de 8.2 milhões de hectares em Mato Grosso

Tratores cobriram apenas 9% da área de 8.2 milhões de hectares em Mato Grosso

O semeio da safra 2013/14 de soja em Mato Grosso atingiu 9.1%, de acordo com o último boletim de acompanhamento de semeadura divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O índice é 8.2% menor que o atingido no mesmo período do ano passado, quando, em 11 de outubro de 2012, o plantio atingira 17.3%.


O atraso no lançamento das sementes ocorreu devido à estiagem no final do mês de setembro, em praticamente todas as regiões do Estado. Depois de algumas chuvas em meados do mês passado, alguns sojicultores começaram a movimentar as plantadeiras nas lavouras. Mas, como as chuvas foram escassas, o trabalho parou e só foi retomado com as boas precipitações do começo de outubro.

Conforme o Imea, a região mato-grossense que está com maior índice de plantio é a Oeste, com 17%, capitaneada pelo município de Campos de Júlio, que já cobriu 25% da área prevista, que é de 188.6 mil hectares, seguido de Sapezal, com 20% dos 388 mil ha a serem semeados.

Conab estima preço da soja em Mato Grosso em R$ 42 por saca em janeiro
IBGE revê estimativa e safra de grãos será 15% maior; Mato Grosso lidera

A região Médio-Norte é a segunda que mais semeou, com índice de 10.5%. Os municípios desta região que mais lançaram sementes foram Sorriso – a “Capital Nacional do Agronegócio” – e Lucas do Rio Verde, com 13% de cobertura cada. A área a ser plantada em Sorriso é de 638.4 mil hectares e, em Lucas, de 268.4 mil ha.

Ao todo, os agricultores de Mato Grosso vão cultivar 8.277 milhões de hectares, aumento de 10% de área em relação à safra anterior.

Confira índices de outros municípios: Chapada dos Guimarães e Campo Verde: 13.5%; Tapurah: 10.5%; Ipiranga do Norte, Itaúba, Vera e São José do Rio Claro: 10%; Nova Mutum e Campo Novo dos Parecis: 9.7%; Sinop: 8.8%; Primavera do Leste: 8.5%; Tangará da Serra e Santa Rita do Trivelato: 8%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet