Imprimir

Artigos

Por que oferecer um módulo de BI junto com o meu ERP?

Marcos Abellón

Vivemos no mundo dos dados. A informação tem um valor inestimável, capaz de decidir o futuro de empresas em poucos segundos. Se antigamente podíamos medir a real importância de uma empresa através do seu lucro, hoje é muito mais sensato conhecer quais dados ela possui e como manipula a sua informação para entender qual o potencial de crescimento daquela organização. 
 
E é nesse momento que entra o ERP. O sistema de gestão de negócios é imprescindível para conhecer e controlar cada detalhe de uma empresa. Prova disso é o resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo IDG Research Service, que comprova que empresas que utilizam um sistema ERP têm um crescimento 35% mais rápido e produtividade 10% maior do que aquelas que não possuem um sistema de gestão. 
 
Felizmente, essa é uma visão que está cada vez mais difundida. Os principais líderes reconhecem o poder do ERP e desejam utilizar de modo inteligente essas informações para tomarem decisões mais acertadas. E é nesse momento que entra a necessidade de um sistema de Business Intelligence. 
 
Enquanto o ERP atua como a maneira mais eficiente de reunir e organizar as informações sobre um negócio, o BI aparece como o método mais seguro e interessante de fazer análises, descobrir oportunidades e fazer o seu negócio crescer. Qual empresa não deseja ter esse poder? 
 
Ainda dentro da pesquisa do IDC Research Service, os pesquisadores descobriram que empresas com boa performance na área de Business Intelligence são 2,2% mais rentáveis, possuem quatro vezes mais probabilidade de otimizarem seus estoques e apresentam uma melhora constante na qualidade da entrega para seu cliente final de 9%. 
 
Ao trabalhar de forma integrada o ERP com o BI, é possível oferecer a oportunidade das empresas crescerem como nunca. Certamente as organizações que procuram evoluir seu sistema de ERP também possuem o interesse de usarem de modo mais inteligente as informações coletadas durante a rotina de trabalho. A questão não é apenas ter controle e dados, mas tomar a melhor decisão, aplicando a informação da melhor maneira possível. 
 
Por isso defendo que toda empresa de ERP deveria oferecer também aos seus clientes a possibilidade de adquirir o BI integrado, com a estrutura completamente adaptada para facilitar a vida das empresas. Esse é um diferencial importante, capaz de encantar ainda mais as organizações em busca de um ERP e de mais oportunidades de crescimento para o seu negócio.  
 
O BI pode ser oferecido como um módulo adicional, sem custo extra para o desenvolvedor do ERP. O cliente passaria a pagar mensalmente para poder utilizar o serviço, o que garante uma renda recorrente para o desenvolvedor. Além dos valores acertados em contrato para desenvolvimento, adaptação e instalação do ERP, existiria também o valor mensal referente à utilização da solução de BI contratada. 
 
Essa renda extra certamente irá representar um valor significativo para a empresa. Ao invés de desenvolver uma solução do zero, uma solução é firmar parcerias com desenvolvedores de soluções em BI e, a partir daí, oferecer para os seus clientes de ERP. Isso será visto como um diferencial para seus clientes e não terá custo nenhum para a sua organização. 
 
Outro detalhe importante é que a instituição desse processo integrado de ERP e BI fortalece o relacionamento entre desenvolvedora e empresa. O cliente verá o desenvolvedor como um expert, além de fornecedor. Ele será a sua referência no que diz respeito à aplicação de dados e inteligência de mercado. 
 
Obviamente, é preciso encontrar um parceiro que seja confiável e que esteja preparado para participar junto dessa nova empreitada. A estrutura necessária para se investir em ERP e BI precisa ser levada em conta, então todos os envolvidos precisam estar totalmente preparados. 
 
No mais, os resultados serão os melhores possíveis. Um sistema completo, unindo ERP e Business Intelligence, aliado à bons profissionais, será capaz de trazer horizontes antes nunca imaginados pela organização. Este é o verdadeiro poder da utilização de dados.  
 
* Por Marcos Abellón, diretor geral da W5 Solutions, empresa brasileira que desenvolve soluções para prefeituras, BI (Business Intelligence) e aplicativo para pagamento móvel. Mais informações no site: http://www.w5solutions.com.br/tda/
Imprimir