Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Artigos

Da feira para a mesa, a economia que fortalece e une famílias

Já faz parte do roteiro de quem visita e também de quem vive em Chapada dos Guimarães passar pela feira nas manhãs de sábado em busca de produtos fresquinhos. Até hoje, tem quem se desloca de Cuiabá até Chapada em busca de produtos.

Mas estes hábitos podem se tornar cada vez mais raros se não agirmos rápido para fortalecer e estruturar a produção agrícola do município.

Chapada já teve o tempo de ouro da banana. Quando os bananais eram a principal fonte de renda da cidade. Hoje, possui aquela mandioca que cozinha tão bem que chega a derreter. Isso sem falar da galinha caipira, do queijo, da alface fresquinha.

Mas para se ter tudo isso à mesa, estamos indo cada vez mais longe quando deveríamos ter o respaldo e amparo para que essa variedade pudesse chegar com facilidade. É notadamente crescente a busca por produtos orgânicos e de qualidade e é justamente essa uma de nossas vocações.

Vemos famílias perdendo litros e litros de leite por não ter condições adequadas para trabalhar essa matéria prima e, mais ainda, para fazer chegar até a nossa mesa. O mesmo acontece com produtores de hortaliças, frutas e mudas de plantas e flores.

O desafio só aumenta, assim como aumenta, na mesma proporção, o desafio em manter o interesse do produtor familiar na atividade. À medida que crescem, os filhos de agricultores deixam Chapada dos Guimarães em busca de estudo e não voltam mais.

Levar o produto do sítio para a cidade significa perda também. A péssima qualidade das estradas dificulta e desestimula a produção e, aliada a isso, a falta de uma política fomentadora do comércio.

São diversos os empreendedores que apostaram em Chapada dos Guimarães como lugar pra viver, ou seja, não querem vir aqui só para morar, dormir e passear. Encontra nessa terra uma oportunidade para trabalhar, mas dão de cara contra o muro da burocracia. É isso o que acontece com quem produz e sofre resistência para conseguir o registro.

Mas tudo isso pode ser diferente. Nossa Chapada dos Guimarães fica a 69 km da Capital. Se considerarmos o tempo de percurso partindo do centro da cidade, muitas vezes vemos que o caminho pode ser mais rápido do que até o Distrito Industrial, onde fica localizado o Centro de Abastecimento de Cuiabá.

Estamos falando de um município com vocacionado para a produção orgânica e com base na agricultura familiar.

Geograficamente bem situado no cinturão verde da Capital. Com riquezas a serem exploradas, que passam por uma piscicultura próspera, um setor hortifrutigranjeiro consolidado, viveiros de mudas de plantas e flores ornamentais que abastecem toda a região e muito mais, uma gente trabalhadora e que conhece a terra.

E foi justamente por essa característica que o Partido Verde elencou Chapada dos Guimarães como uma das cidades prioritárias para a implantação de políticas públicas de sustentabilidade. Nesse sentido, nós que há anos militamos sob essa bandeira, vemos nesta cidade um solo fértil para a concretização de uma Central de Abastecimento que fortaleça a produção local. Junto a isso, o Município precisa de uma política de fomento à atividade econômica que venha ao encontro da necessidade dos nossos produtores, como a criação de selos de certificação e incentivo à formação de cooperativa, além do apoio à capacitação técnica.


Odette Trechaud
Sitevip Internet