Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artigos

Temos que levantar do sofá

Assessoria

Estamos percorrendo as cidades do interior mato-grossense com maior relevância na produção de grãos com a nona edição do Circuito Aprosoja. Levamos quatro palestras para o público: uma sobre qualificação profissional, outra sobre conjuntura de mercado, uma que mostra as ações e conquistas institucionais da associação e outra sobre liderança, ética e moral.

Esta última, conduzida pelo palestrante Luciano Pires, foi escolhida intencionalmente por nós para funcionar como uma espécie de provocação aos participantes. Afinal, já sabemos da importância do agronegócio na economia das cidades, e do papel fundamental que a nossa atividade tem na balança comercial brasileira.

Mas será que o nosso setor tem o mesmo poder de influenciar nos rumos do país e do nosso estado na mesma proporção que ajuda a economia estadual e nacional? Nosso poder de influência é proporcional ao nosso poder econômico?

Entendemos que não. Por isso, aproveitamos a discussão sobre valores, moral, ética e integridade para nos questionarmos: “por que ainda temos dificuldade em despertarmos a nossa liderança?”.

O modelo de representação da Aprosoja-MT busca mudar essa realidade. Nossa diretoria é atuante mesmo sem ter qualquer tipo de remuneração financeira; nossos delegados, que nos representam na base, nos municípios produtores, são eleitos pelo voto. Precisamos incentivar a todos a exercerem o nosso dever cívico de participar. Afinal, nosso setor fica muito mais forte quando nós nos fortalecemos.

Queremos provocar o produtor, o trabalhador rural, o agrônomo, o estudante, o familiar que tem nos acompanhado pelo Circuito Aprosoja a perceber que temos sim a chance de fazer a diferença para o nosso país. Mas precisamos começar dando o primeiro passo: participando mais do Sindicato Rural, cobrando melhorias nas nossas cidades, questionando ações públicas que consideramos equivocadas, denunciando situações que prejudicam a sociedade.

O descontentamento com o estado atual das coisas não pode continuar sendo apenas um descontentamento. Precisa nos levar a agir. Sabemos que mudar a situação não é fácil. Várias práticas antiéticas ou imorais que nos incomodam já estão estabelecidas como cultura no nosso País. Mas também sabemos que temos força para mudar. Ano a ano, conseguimos aumentar a produção e ampliar a produtividade mesmo sem logística, com alta carga tributária, com condições adversas no mercado exterior, etc. e etc.

Só precisamos levantar do sofá e nos mostrarmos como lideranças que somos e podemos ser. Fica o convite!



*Ricardo Tomczyk é produtor rural em Rondonópolis e presidente da Aprosoja-MT

Comentários no Facebook

Sitevip Internet