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Quarta-feira, 24 de abril de 2024

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Liderança no ambiente de trabalho

As empresas estão em frequente mudança, as quais, são necessárias e inevitáveis para revitalizar a gestão da liderança e o comportamento no ambiente de trabalho.

A chave para atingir bons resultados é se adequar ao comportamento humano, saber como lidar com as adversidades e imprevistos que geram instabilidade.

Um dos desafios da liderança é compatibilizar os objetivos da empresa com os dos grupos de trabalho, portando, os líderes devem buscar em sua formação de liderança, procurar facilitar o caminho para que os objetivos comuns sejam atingidos, bem como apoiar, encorajar e compartilhar o sentimento de ganho pelo cumprimento das metas profissionais, por toda a empresa.

A liderança pode ser desenvolvida pelas pessoas, porém, o líder precisa incorporar em seu comportamento características e qualidades, para que seja legitimado e reconhecido pelas pessoas como o guia na busca por resultados.

A liderança situacional nos ensina que o líder desenvolve seu estilo de acordo com as variáveis externas, em vista de seu relacionamento com os colaboradores.

Como fica a base emocional do líder na tomada de decisão? Os problemas não estão na realidade e sim na interpretação. Os indivíduos reagem às percepções e não na realidade em si.

Geralmente as mudanças são vistas como ameaças, e não como oportunidades de se criar alternativas para solução.

A falta de foco da liderança nas necessidades dos colaboradores, torna-se um problema ao se verificar que muitas vezes se esquece que a base das relações interpessoais encontra-se na capacidade de atingir metas, preservando os interesses individuais.

Portanto, o líder deve deixar claro o caminho das estratégias de mudança negociando e estruturando rotas, um dilema, enquanto as empresas procuraram otimizar seus custos e elevar a qualidade dos seus produtos e serviços, as pessoas procuram melhora na qualidade de vida.

O líder deve se antecipar às situações ameaçadoras procurando trazer à tona as possíveis soluções, explorando, questionando, inovando e sendo proativo nas questões de planejamento da mudança com visão de futuro.

Fica a sugestão para os líderes conhecer os processos de liderança e comunicação, para minimizar os desafios de implementação da mudança na eficiência empresarial.

Na verdade, as pessoas não odeiam mudar, elas odeiam as ideias vagas de mudança. Elas querem ferramentas que as tornem melhores.

A quebra de paradigmas e de modelos é quase sempre encarada como um problema, mas é inevitável.



*Rosa Perrella é consultora em gestão de pessoas, coaching e mentoring organizacional, palestrante e professora nos cursos de Pós Graduação na IBE FGV Campinas. Especialista em gestão de lideranças e desenvolvimento de equipes. Mestranda em Educação, formada em Administração, com MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela IBE-FGV Campinas, além de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, Psicologia Transpessoal, Marketing Empresarial, Gestão de Pessoas e Negociação Avançada. rosa@rosaperrella.com.br / www.rosaperrella.com.br

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